Não Tenho Mais Tanto Tempo

quarta-feira, março 29, 2017 Gustavo Ramos 8 Comments

"O problema é: você pensa que tem tempo." - Buda

Recomendo a leitura ao som bem baixinho de Sleeping At Last - North Lyrics

O tempo pode ser considerado por alguns como vilão e por outros como influenciador. A grande questão é: o que você tem feito com o tempo que lhe é concedido?!

Em algum momento da sua vida (ou vários) você provavelmente já esteve em um estado profundo de nostalgia, se recordando de sua infância, das manhãs em que acordava cedinho para assistir sua programação favorita de desenhos animados, das tardes em que passava brincando com os amigos da rua e sempre terminava com todos conversando na porta de casa até ouvir a voz da sua mãe lhe chamando para o jantar, onde sua única preocupação era com o dever de casa. Quando você se recorda desses momentos se dá conta de quanto o tempo passou e consequentemente sua vida também mudou. Bem vindo a vida de adulto.

Com o passar dos anos nos são atribuídas diversas responsabilidades, escola, universidade, trabalho, projetos pessoais, relacionamentos. Aqueles longos dias se tornam ínfimos comparados aos grandes afazeres. 24 horas parecem não ser suficientes para fazermos tudo o que planejamos. Conciliar boas horas de sono com suas responsabilidades parece ser uma missão quase impossível.

O engraçado é que mesmo com tantas coisas para fazer tudo parece não sair do lugar, temos a sensação de que estamos andando em círculos intermináveis, Temos tanta coisa para fazer que não conseguimos fazer absolutamente nada. As limitadas 24 horas não nos atendem mais. Procuramos por uma fórmula mágica de como ser um bom profissional, se sair bem nos estudos, dedicar tempo ao seu relacionamento e ainda ter uma vida social. Talvez os solteiros tenham razão quando dizem que não tem tempo para relacionamentos.

O mundo te sufoca, a sociedade te cobra ser melhor a cada dia, todos querem atenção. Que saudade eu tenho da minha infância, minha saudosa infância, minha efêmera infância!

Nessas circunstâncias se observa que realmente não se pode ser tudo para todos, não é possível agradar todo mundo e não é possível ser ter êxito tendo pressa.

A grande palavra chave para se ter paz e produtividade simultaneamente é: PRIORIDADE. Sim, prioridades. A partir do momento em que se define prioridades em sua vida tudo começa a se desenrolar no emaranhado de obrigações. É necessário colocar na balança o que pesa para sua vida encaminhar e o peso que não te deixa chegar lá, isso pode doer, mas retirar coisas insignificantes que não te agreguem valor faz um bem imensurável.

Dedique o seu pouco tempo em coisas que vão te fazer evoluir como pessoa e você perceberá que o tempo que lhe é concedido é sim suficiente, você só precisava ter auto organização. Lembre-se de refletir que o tempo é o seu maior motivador, afinal, ele está passando e continuará passando incessavelmente, independente se você parar ou não.

Não queira chegar ao fim do seu tempo lamentando não ter vivido tudo o que queria viver, feito tudo o que queria ter feito, que o seu tempo não foi suficiente. Não queira reclamar de algo que você não soube ter controle. A grande meta é chegar ao final da sua vida e perceber que seu tempo foi bem utilizado e você conseguiu realizar as coisas que havia planejado.

8 comentários:

  1. Isso me faz recordar, enquanto não defini prioridades na minha vida não obtive resultados significantes. Adorei o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,amei o texto ,nos faz refletir que vivemos em uma rotina cansativa em busca de sucesso ,e não percebemos quanto tempo gastamos e o quanto perdemos

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii!! Parabéns Gu!! Maravilhoso seu texto.

    ResponderExcluir