RESUMO: O Milagre da Manhã, Hal Elrod

segunda-feira, dezembro 10, 2018 Gustavo Ramos 0 Comments



Primeiramente venho confessar que até então, eu não era uma leitor assíduo de livros, entretanto, com a necessidade de me desenvolver, melhorar a minha capacidade empreendedora e consequentemente minha vida, senti muita falta de mentores que pudessem me passar informações e experiências que me agregassem valor. Os livros de desenvolvimento pessoal, negócios e finanças foram os livros em que eu consegui me encontrar, tanto para o hábito de ler, quanto para obter mentoria dos autores dos livros em forma de texto, afinal, alí estão todas as experiências passíveis de pessoas de sucesso que dedicaram seu valioso tempo para escrever.

A escolha do livro O Milagre da Manhã como primeiro livro da maratona de livros que pretendo ler foi totalmente proposital, tendo em vista a minha extrema dificuldade em acordar cedo e começar minhas atividades, principalmente agora em que deixei de ser um funcionário CLT para ser um empreendedor, autor da minha própria história. Com certeza você já deve ter ouvido de sua avó ou mãe - O café da manhã é a refeição mais importante do dia! Há com toda certeza grandes verdades por trás desta frase simples, e tudo começa bem por aí.

Nunca fui uma pessoa matinal, e até hoje ainda não consegui ter o hábito contínuo, mas sempre soube da importância de se ter uma vida matinal saudável, antes mesmo das atividades cotidianas do dia. Sempre lutava com o despertador por mais alguns minutos de sono, e quando me deparava, já era tarde o bastante. Acordava já assustado e desesperado, e de carona ainda vinham o estresse e dor de cabeça por acordar de forma tão ruim e o acúmulo de atividades deixadas para última hora em meu escritório. Ou seja, pela forma que eu acordava pelas manhãs, todo o meu dia era impactado. Isso me incomodava bastante e precisava mudar este hábito ruim o mais rápido possível.

Certa vez li em um artigo de uma revista de negócios que grandes empresários e CEOs de grandes empresas começavam seu dia antes das 5:00h da manhã. Fiquei intrigado com isso, pois sempre busquei me inspirar em pessoas de sucesso e com as minhas manhãs estava sendo um fracasso. Logo fui à livraria e comprei o livro O Milagre da Manhã.

O livro O Milagre da Manhã, resumindo em poucas palavras te mostra o quão benéfico é começar o seu dia antes das 08:00h da manhã e ter uma vida acima da média através do desenvolvimento pessoal. Tudo o que você precisa fazer é apenas acordar mais cedo e se dedicar a 6 atividades que formam esse ritual matinal:

1 - Silêncio: Correria, estresse e barulho não são boas práticas para se começar um dia. Pela manhã, procure manter o silêncio, pois com isso você acalma a mante, reduz o estresse, aumenta a autoconsciência e ganha mais clareza e foco. Uma das melhores práticas para praticar o silêncio é a meditação, outras formas seriam oração, gratidão ou simplesmente refletir ou respirar profundamente. Cerca de 5 a 10 minutos por dia para esta prática, basta.

2 - Afirmações: Afirmações são uma boa forma de mentalizar e colocar para fora sua gratidão. Repita para si mesmo coisas positivas para o dia, para a semana, suas metas estabelecidas. Se possível, anote suas afirmações em algum lugar visível e repita todos os dias. 5 minutos diários para as afirmações são suficientes.

3 - Visualizações: Eu, particularmente, gosto muito de utilizar as visualizações para buscar motivações em minhas metas. Se imagine realizando cada meta que você planeja, conseguindo alcançar seus resultados, imaginando como será o seu dia produtivo hoje. Quanto mais real for sua visualização, mais poderosa ela irá se tornar. Dedique 5 minutos diários para as visualizações.

4 - Exercícios Físicos: Esta talvez seja uma das mais importantes etapas de O Milagre da Manhã, e deveria fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. Não há nada mais saudável do que começar o dia com exercícios físicos, com eles você melhora a sua disposição, sua saúde e seu bem estar. Uma das melhores sensações do mundo para mim é acordar cedo, ir à academia ou correr, e logo depois tomar um banho quente para começar o meu dia. Não necessariamente você deve treinar em uma academia ou correr, você pode fazer caminhadas, alongamentos ou outras atividades físicas. Dedique no mínimo de 20 a 30 minutos diários para exercícios físicos. E não se esqueça de consultar um médico antes de iniciar.

5 - Leitura: Como mencionei no início do texto, a leitura é o caminho mais rápido para o seu desenvolvimento pessoal. Ler livros de áreas ou autores que te interessam e te acrescentam em algo é como ter dias de mentoria com os próprios autores. É incrível o que o poder da leitura pode fazer na vida de uma pessoa, então dedique de 10 a 20 minutos por dia para ler, caso não seja muito a sua praia, procure começar com pelo menos 2 páginas por dia. Você verá o resultado em sua vida logo logo.

6 - Escrita: O ideal é fazer o seu diário, que seja em uma folha, caderno ou em um aplicativo de celular. Nele você escreverá suas ideias, pensamentos e metas definidas com data. Com isso você ganha uma visão geral do seu planejamento pessoal e acompanha o seu crescimento diariamente.

As etapas de O Milagre da Manhã não precisam estar necessariamente nesta ordem, você pode personalizá-las de acordo com as suas necessidades, esta é uma recomendação do autor também. Por exemplo, há pessoas que preferem iniciar com exercícios físicos, por ajudá-las a se manterem acordadas. Eu desenvolvi uma forma de simplificar as etapas de O Milagre da Manhã, apenas uma alternativa que encontrei de adequá-lo às minhas demandas. E isso demonstro no diagrama abaixo:


O que fiz foi simplesmente agrupar as atividades, Silêncio, Afirmações e Visualizações em  uma Meditação Personalizada, ou seja, consigo realizar estas 3 etapas de O Milagre da Manhã em uma meditação onde realizo o silêncio, mas ao mesmo tempo pratico afirmações mentais e em voz baixa e visualizações positivas. Os Exercícios Físicos realizo na academia e as vezes em corridas curtas logo após a meditação matinal. e por último as atividades de Leitura e Escrita, faço após chegar do treino e após tomar um bom banho. É aí que realizo minha leitura matinal e planejamento escrevendo as atividades que realizarei no dia. Quanto a leitura, não leio apenas pela manhã, tento ler também antes de dormir, onde considero um dos melhores horários.

Ler O Milagre da Manhã me deixou bastante interessado por entender melhor a meditação. Pois é uma técnica onde eu pude me conhecer melhor, conhecer o meu corpo, ter melhor controle sobre minhas emoções, pensamentos e minha respiração. Um dos próximos assuntos que pretendo ler com certeza será sobre meditação.

Este foi um breve resumo e comentário sobre o livro O Milagre da Manhã. Pretendo escrever sobre todos os livros que eu ler daqui pra frente, pois assim eu levo até as pessoas um pouco de conhecimento sobre os livros mais incríveis de desenvolvimento pessoal  e ao mesmo tempo me ajudo na assimilação de todo o conteúdo do livro. Espero que tenham gostado e peço desculpas por alguns erros de português que por ventura possam ter aparecido no decorrer de sua leitura.

0 comentários: